Bairro: Praça Dom Pedro II
As propriedades à venda estão localizadas no alto de uma colina ventosa à beira-mar de Manaus, numa praça elegante, a qual foi o local fundacional da cidade de Manaus. A Praça Dom Pedro II serviu como sede do governo e teve grande influência ao longo da história da cidade. As propriedades ficam todas localizadas dentro do protegido Centro Histórico de Manaus, onde muitas estruturas da época colonial e da Belle Époque foram restauradas. O objetivo dos projetos em andamento é restaurar a área de acordo com o ambiente da Manaus da Belle Époque. Quando estiver concluído, tanto os cidadãos do Amazonas como os visitantes internacionais poderão mais uma vez apreciar a tranquilidade do verde fresco da praça e a elegância e a sofisticação dos dias fundacionais da cidade de Manaus.
É também importante referir que esta praça será o local para um dos museus mais importantes de todo o estado do Amazonas. A praça será um centro para a preservação da história do Amazonas e ilustrará a vibrante cultura da Amazônia moderna. Como um incentivo extra para a restauração da área é que alguns dos jogos da Copa do Mundo serão realizados em Manaus em 2014, o que aumentará a visibilidade internacional dessa cidade, já considerada a porta de entrada para a Amazônia.
O centro de muitos dos projetos de restauração situa-se na Praça Dom Pedro II, a praça pública mais antiga de Manaus. Situado na pequena península de São Vicente, o bairro é rodeado pelas águas do Rio Negro e é arrefecido pela brisa advinda do rio largo e escuro. Alguns dos edifícios de maior importância histórica da Belle Époque ficam ao redor da praça e em algumas das ruas mais próximas.
Entre eles, encontra-se a ornamentada Prefeitura de Manaus, datada do século XIX, a qual abrirá as portas no final deste ano como Museu da Cidade de Manaus, o museu mais importante de todo o estado do Amazonas. Outro edifício ornamentado e encantador é o Palácio Rio Branco, o qual agora serve como Centro Cultural e Museu da Assembleia Legislativa do Amazonas. Nas proximidades, encontram-se vários edifícios restaurados, incluindo o Instituto Geográfico Histórico do Amazonas e o Comando Naval da Marinha do Brasil. Aqui também se encontra a estrutura mais antiga de toda a cidade de Manaus: a Loja Maçônica, a qual remonta ao período colonial da Monarquia de Portugal.
Outro edifício que merece ser referido e o qual será restaurado é o famoso hotel da Belle Époque: o Hotel Cassina. Na época do boom da borracha, o Hotel Cassina, o mais elegante de todos os hotéis em Manaus, era o local onde os mercadores internacionais de borracha bebiam champanhe e conduziam os seus negócios com os centros industriais da Europa. Do outro lado da rua encontra-se o recém-restaurado Teatro Café, o primeiro teatro municipal de Manaus, o qual serve atualmente como um espaço rotativo para exposições de arte. Em frente ao teatro, fica o antigo edifício da câmara municipal - a Câmara Municipal de Manaus - o qual, no futuro, estará aberto ao público.
Enfatizando esta área como o distrito dos museus de Manaus, encontra-se o Museu do Porto de Manaus, o qual através de seus artefatos descreve o crescimento fantástico do comércio internacional da borracha. Navios atravessando os oceanos advindos de todos os cantos do mundo chegavam a Manaus, cheios de artistas e decorações ornamentadas, e ao partirem, levavam os seus porões cheios de borracha natural.
Por último, a própria praça – a Praça Dom Pedro II, está sendo restaurada e tem uma fonte encantadora do século XIX, um quiosque para atuações musicais e exemplos botânicos das muitas plantas nativas ao Amazonas, incluindo grandes árvores de borracha. As riquezas históricas, arquiteturais e culturais desse bairro de Manaus contribuirão para que se volte a descrever Manaus como a “Paris dos Trópicos”.
Veja a apresentação de slides abaixo (Passe o mouse sobre a imagem para ver o índice e para pausar a apresentação de slides.)